Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blogue do Apostolado da Oração

A oração não é só para velhos

  1. O Apostolado da Oração, confiado pela Santa Sé à Companhia de Jesus, mais conhecida por Jesuítas, procura ajudar os cristãos a entender a oração como o modo normal de viver em intimidade com Aquele de quem se dizem discípulos: Jesus Cristo. Como quase todas as instituições da Igreja, teve dificuldade em adaptar-se às mudanças rápidas e profundas da sociedade actual: secularização agressiva, envelhecimento rápido das comunidades, desinteresse das gerações mais novas pela religião, crítica intensa e, por vezes, virulenta do Cristianismo, que passou de expressão cultural dominante a modo de vida minoritário e, aparentemente, sempre em retirada...
  1. Estas mudanças trouxeram também algumas surpresas agradáveis. Entre elas, cabe destacar o progressivo renascimento do interesse pela espiritualidade. O Apostolado da Oração olha para isso como uma oportunidade de levar por diante a sua missão, servindo-se de todos os meios ao seu dispor, com uma aposta muito particular nas tecnologias digitais. O objectivo é chegar a todos, de modo a “seduzir” o maior número para a oração e para Cristo – pois nem o Cristianismo é um modo de vida em extinção nem a oração é apenas para idosos ou gente desocupada.
  1. Este blogue, associado ao site www.apostoladodaoracao.pt, é parte integrante do esforço que estamos a fazer para renovar métodos e linguagens, indo ao encontro das pessoas onde elas se encontram. É um espaço onde se escreverá, certamente, sobre oração, mas também sobre tudo quanto possa ser objecto de um olhar cristão. E isso é TUDO, pois tudo o que diz respeito aos homens e mulheres de hoje diz respeito aos cristãos e pode ter lugar na sua oração.

Elias Couto