Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Blogue do Apostolado da Oração

A VOCAÇÃO

Reflexão.jpg

 

Caro leitor, hoje vou-lhe falar da vocação.

A vocação é-nos dada por Deus. A vocação é o que corresponde ao mais fundo do nosso ser. A vocação revela-se quando contacta com determinada(s) circunstância(s).

A vontade de Deus revela-se através da nossa vontade mais íntima. Mas essa vontade mais íntima tem que se ir construindo através da reflexão sobre as experiências que vamos tendo, se bem que também possamos descobrir a nossa vocação numa experiência de amor à primeira vista, mas que depois tem que ir sendo confirmada.

É assim que vamos descobrindo o que é que queremos fazer na vida, com quem é que queremos casar, se queremos seguir a vida religiosa, se queremos este ou aquele emprego.

E qual é a vocação de tanta gente que arranja um emprego só para ganhar a vida?

Eu acho que, dentro de certos parâmetros, as pessoas, quando «escolhem» um emprego, já se orientam mais ou menos para uma área para a qual acham que têm vocação. Por exemplo, normalmente um homem, por muito que precise de emprego, só se tiver determinadas características é que se candidata, por exemplo, a servente de pedreiro ou taxista. A pessoa sem grande especialização ou com uma especialização em que o mercado já está saturado, candidata-se a uma área de trabalho. Digamos que tem vocação a determinada área. Estou a lembrar-me de uma rapariga que se formou numa área em que o mercado de trabalho está saturadíssimo e aceitou um emprego como vendedora numa loja, mas não quis ir servir num café. Lá entendeu que era uma área do serviço aos clientes para a qual não tinha vocação.

E Deus no meio disto tudo? É Deus quem nos dá a vocação através do nosso pensamento, das nossas características, da nossa circunstância e, sobretudo, através do que temos no mais fundo de nós mesmos.

Por isso é que ajuda fazermos as escolhas com Deus, para termos a certeza que estamos a ser completamente honestos e que estamos a entrar em linha de conta com a nossa cabeça e o nosso coração.

Há várias problemáticas que se prendem com a vocação sobre as quais eu não tenho espaço para falar: as situações em que a vocação da pessoa é frustrada por alguma infelicidade. Ou porque a pessoa se droga, ou fica paraplégica ou alguma outra circunstância que a impede de desenvolver os seus talentos. Mas se o leitor quiser que eu lhe fale sobre isso, escreva-me para millerguerragoncalo1@gmail.com.

E é tudo. Bom Advento e Bom Natal.

 

Gonçalo Miller Guerra, s.j.

 

1 comentário

Comentar post